Hoje quero compartilhar um pouquinho de como foi minha experiência com o Budismo em uma visita que fiz ao Templo Budista Fo Guang Chan, em Olinda/PE.
A visita aconteceu no domingo (17/09/2017). Faz um tempinho, neh?! rsrs
No Budismo não se fala culto ou missa, mas sim cerimônias. E a cerimônia a qual participei começou às 10h da manhã e se encerrou às 12h.
Ao adentrar o salão onde acontece a cerimonia budista é necessário tirar os sapatos. Você pode ficar de meias ou sem nada mesmo, eu preferi ficar de meias.
Dentro do templo é lindo, principalmente no salão onde acontecem as cerimônias. Existem 5 estátuas de Buda e na frente delas várias comidas, principalmente frutas que eram ofertadas aos Budas.

Existia também uma televisão onde mostrava um ao vivo de algum templo budista, onde aconteceria a mesma cerimônia que eu iria participar e durante toda ela a TV se mantinha ligada e acompanhávamos a cerimônia por ela.
O inicio começa com o cântico de um sutra pequeno, após o cântico deste sutra, começaram a recitar um outro sutra todo em chinês e toda a cerimônia foi levada por sutras.
Entre os sutras aconteciam alguns rituais.
Primeiro o de oferecer alguns incensos ao Buda, colocando em um vaso que ficava aos pés do Buda;
Segundo, tinha momentos de prostração, onde nos ajoelhávamos e colocávamos a cabeça no chão, com as palmas das mãos viradas pra cima, mas encostada nos chãos e no final foi contado uma parábola do Buda.
A cerimônia terminou às 12h e em seguida foi servido um almoço vegetariano gratuitamente.
O templo é lindo, os Budas são lindos, porém a cerimônia parece não ter fim. Acredito que como não sou habituado a este estilo de "culto", eu achei cansativo tudo. Tanto a repetição dos sutras, como a prática da prostração. O melhor foi no fim com a contação de uma parábola, no qual aprendemos uma lição importante para a vida sobre o perdão. E o almoço, huuuummm. Estava sensacional! Recomendo a experiência.
Muita paz!
José Assis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário