segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Budismo

Olá, tudo bem?

 Hoje quero compartilhar um pouquinho de como foi minha experiência com o Budismo em uma visita que fiz ao Templo Budista Fo Guang Chan, em Olinda/PE.
A visita aconteceu no domingo (17/09/2017). Faz um tempinho, neh?! rsrs

No Budismo não se fala culto ou missa, mas sim cerimônias. E a cerimônia a qual participei começou às 10h da manhã e se encerrou às 12h.

Ao adentrar o salão onde acontece a cerimonia budista é necessário tirar os sapatos. Você pode ficar de meias ou sem nada mesmo, eu preferi ficar de meias.
Dentro do templo é lindo, principalmente no salão onde acontecem as cerimônias. Existem 5 estátuas de Buda e na frente delas várias comidas, principalmente frutas que eram ofertadas aos Budas.
Resultado de imagem para templo fo guang shan olinda

Existia também uma televisão onde mostrava um ao vivo de algum templo budista, onde aconteceria a mesma cerimônia que eu iria participar e durante toda ela a TV se mantinha ligada e acompanhávamos a cerimônia por ela.

O inicio começa com o cântico de um sutra pequeno, após o cântico deste sutra, começaram a recitar um outro sutra todo em chinês e toda a cerimônia foi levada por sutras.

Entre os sutras aconteciam alguns rituais.
Primeiro o de oferecer alguns incensos ao Buda, colocando em um vaso que ficava aos pés do Buda;
Segundo, tinha momentos de prostração, onde nos ajoelhávamos e colocávamos a cabeça no chão, com as palmas das mãos viradas pra cima, mas encostada nos chãos e no final foi contado uma parábola do Buda.

A cerimônia terminou às 12h e em seguida foi servido um almoço vegetariano gratuitamente.

Opinião Pessoal

O templo é lindo, os Budas são lindos, porém a cerimônia parece não ter fim. Acredito que como não sou habituado a este estilo de "culto", eu achei cansativo tudo. Tanto a repetição dos sutras, como a prática da prostração. O melhor foi no fim com a contação de uma parábola, no qual aprendemos uma lição importante para a vida sobre o perdão. E o almoço, huuuummm. Estava sensacional! Recomendo a experiência.

Muita paz!
José Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?" Mahatma Gandhi