sábado, 18 de fevereiro de 2017

Testemunhas de Jeová

Bom dia/Boa tarde/Boa noite!

Como vai querido(a) leitor(a)?

Hoje trago o relato da minha segunda experiência no campo das religiões (os Rios que correm para Deus), que se deu no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, nesta última quinta-feira(16/02/2017).

Já faz um certo tempo que tenho curiosidade de participar de uma reunião dos TJ (abreviação para Testemunhas de Jeová) e agora tive a oportunidade e quero dividir com vocês quais foram minhas percepções a respeito.

O Salão do Reino das Testemunhas de Jeová que visitei fica no seguinte endereço: 
Rua Pavão, número 131, Ouro Preto, Olinda/PE.

 Resultado de imagem para salão do reino das testemunhas de Jeová
Fachada de um Salão do Reino

A reunião começou pontualmente às 19h30 e se estendeu até às 21h.
Ao adentrar o templo fui muito bem recebido e foi me dado bastante atenção por todos os membros.
Me entregaram uma apostila para acompanhar o estudo da noite e me emprestaram uma Bíblia (para quem não sabe,eles tem uma própria tradução da Bíblia Sagrada, chamada Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas). 
A reunião começou com o dirigente solicitando que todos ficassem em pé para entoar um cântico a Jeová. Assim que levantei, uma membra se aproximou e dividiu comigo um livro que continha as letras dos cânticos. Após a música, foi feita uma oração.

Nesta religião, os seus fieis chamam Deus de Jeová.

Depois de breves comentários do dirigente,um rapaz assumiu e ministrou por cerca de 10 minutos sobre o tema "Jesus Cristo sofreu por nós". Depois disso, foi realizado algo como um estudo em grupo, onde o dirigente fazia perguntas, várias pessoas levantavam as mãos para responder e o dirigente escolhia a pessoa que iria responder(o dirigente conhecia o nome e sobrenome de todos!), levavam o microfone até ela e ela respondia. Isso se deu por um bom período da reunião, em mais de um momento, mostrando o quão participativos eles são. Ao finalizar essa etapa, foi simulado no ambiente como faziam para pregar as pessoas, no seu clássico estilo de casa em casa. Era uma encenação e verdadeiramente treino, de o que falar, como falar, como se comportar, como abordar, as pessoas para apresentar sua fé. Interessante que após as encenações sempre era feito um comentário pelo dirigente, comentário esse chamado de "conselhos", onde ele dizia em que a pessoa foi bom ou não foi. As pessoas recebiam tranquilamente esse feedback. Em minha mente eu achava que não estava numa reunião aberta ao público, mas sim em uma reunião de capacitação, treinamento e estudo do ministério deles. Me senti um pouco desconfortável por isso, creio que seja a falta de costume.

Ao fim das encenações foi apresentado um video sobre "Criacionismo x Evolucionismo",foi entoado mais um cântico e iniciado um comentário a respeito de outro tema e todos os fiéis participaram do estudo, da mesma forma que falei anteriormente, o dirigente perguntando e os fieis respondendo. Nisso, via-se que os membros estavam preparados e tinham estudado antecipadamente em casa, pois levavam materiais extras para enriquecer seus comentários.

Por fim, o dirigente deu alguns avisos e comentários gerais, trouxe ao público o orçamento financeiro da organização local, foi entoado mais um cântico e encerrado com uma oração.

Bem, minhas percepções finais são as de que os TJ procuram estudar bastante a sua fé e crenças, as suas reuniões são participativas, procuram deixar os visitantes a vontade e para isso dão total atenção. Não são apegados a rituais, tudo é feito de forma simples e natural e inclusive suas falas são de mansidão e leveza.

Pude perceber que todas as mulheres usam ou saia ou vestido, mas nunca calças em suas reuniões e a maioria dos homens vestem roupas sociais.

A organização e reverencia que possuem, tenho certeza, que serve de exemplos para muita gente.

Espero voltar ao Salão do Reino das Testemunhas de Jeová em breve para relatar um pouco mais do que posso observar por lá.

Conheça mais sobre eles neste video:



Site dos Testemunhas de Jeová: https://www.jw.org/pt/

Muita paz,
José Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?" Mahatma Gandhi